O Grupo Patrimar está posicionado entre as maiores construtoras do país. Desde 2019, ocupa o 1º e 30º lugares nos rankings Regional Sudeste e Nacional, respectivamente, segundo a revista O Empreiteiro¹, tendo sido eleita no mês ano, a “Empresa Excelência de Minas Gerais de 2019” na categoria Construção e Engenharia pelo “XXI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial Melhores e Maiores”, promovido pela publicação de economia, finanças e negócios Mercado Comum. É líder de mercado no segmento residencial de alta renda em número de unidades vendidas em Belo Horizonte e adjacências. Com um modelo de negócios verticalizado, trabalha na incorporação e construção de empreendimentos imobiliários, além de comercialização e venda de unidades imobiliárias autônomas.
A Companhia atua de forma diversificada nos segmentos comercial e residencial (atividade principal), com presença nos segmentos econômicos, média e alta rendas (produtos de luxo e alto luxo). Seus mercados-alvo de atuação estão localizados no Sudeste do país, mais especificamente nas regiões metropolitanas das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além do interior do estado de São Paulo.
Com posicionamento diferenciado ao optar por uma atuação nos diversos segmentos do mercado imobiliário, a Companhia enseja em uma posição mais diversificada quando em comparação aos seus concorrentes. Visando expandir sua atuação em cada um desses segmentos, mantendo a qualidade de seus empreendimentos, além de fazer frente às demandas mercadológicas do setor, a Companhia atua por meio de duas marcas com equipes de execução segregadas e especializadas nas peculiaridades de cada mercado de atuação: Patrimar (alta renda, produtos de luxo e alto luxo) e Novolar (média e baixa rendas).
Patrimar
A Patrimar tem foco em empreendimentos residenciais no segmento de alta renda com produtos de luxo e alto luxo (com preços por metro quadrado variando entre R$11 mil e R$18 mil), voltados à população de alta renda (assim consideradas as famílias com renda média mensal acima de 20 salários mínimos, de acordo com a classificação IBGE), além de empreendimentos comerciais (de maneira oportunística). Para estes segmentos, a Companhia oferece produtos imobiliários caracterizados pela máxima diferenciação e exclusividade em projetos inovadores e de vanguarda, com arquitetura diferenciada, tais como o Edifício Medplex, vencedor do International Property Awards na categoria Arquitetura de Escritórios 2014 e do XI Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Predial Corporativa 2014, atuando principalmente nos mercados de Belo Horizonte e Nova Lima em Minas Gerais. Neste segmento, a Patrimar utiliza as seguintes tecnologias e métodos construtivos:
- Alvenaria estrutural;
- Estrutura convencional de concreto armado com paredes de vedação em alvenaria paginada (não há cortes nas paredes em nenhuma fase produtiva);
- Estrutura protendida com paredes de vedação em dry-wall;
- Fachadas de granito aeradas;
- Fachadas unitizadas (os módulos chegam prontos no canteiro e sua execução acompanha a evolução da estrutura agilizando o ciclo construtivo do empreendimento.
Novolar
A Novolar atua nos segmentos residenciais de média renda e baixa renda (assim consideradas, respectivamente, as famílias com renda média mensal entre 10 e 20 salários mínimos e de 2 a 10 salários mínimos, de acordo com a classificação IBGE). Busca oferecer ao público de média renda produtos voltados à melhor relação custo-benefício possível, com a qualidade pela qual a Companhia já é reconhecida. Com relação aos produtos do segmento econômico, busca promover o acesso à moradia digna e de qualidade a seus clientes. Para o segmento residencial de média e baixa rendas (econômico/PCVA), a Novolar utiliza seguintes métodos construtivos que permitam maior escalabilidade, racionalização e industrialização no canteiro de obras:
- Paredes de concreto moldadas in loco, utilizando-se formas de alumínio convencionais e formas trepantes;
- Alvenaria estrutural com lajes pré-fabricadas içadas;
Em todos os segmentos de atuação, a Companhia possui como meta oferecer produtos que excedam as expectativas de seus clientes, promovendo assim uma experiência única na aquisição de um imóvel.
- Estratégia de diferenciação;
- Residencial nos segmentos de alto luxo e alta renda;
- Região metropolitana de Belo Horizonte (foco primário) e Rio de Janeiro (foco oportunisticamente);
- Busca pela exclusividade e arrojo em produtos inovadores;
- Personalização (segmento residencial de alto luxo);
- Posicionamento de mercado: Liderança dos produtos pela diferenciação, com relacionamento com cliente que permite obter elevado grau de conhecimento de seu perfil e demandas específicas; sem, contudo, impactar na excelência operacional.
- Estratégia com maior enfoque em custos e produtividade;
- Segmento residencial de média renda (com foco primariamente em MG e SP) e baixa renda (com foco primariamente em RJ e SP);
- Regiões metropolitanas das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e interior do estado de São Paulo;
- Busca pela melhor relação custo/benefício e qualidade superior no segmento de média renda;
- Acessibilidade com qualidade no segmento de baixa renda;
- Posicionamento de mercado: Maximização da excelência operacional, com níveis adequados no relacionamento com clientes e liderança em produtos.